terça-feira, 23 de dezembro de 2008

NA PAVUNA

Desmistificar a periferia da cidade, reverter anti-valores resultantes da exclusão social, utilizado pelo estado para justificar a pressão social contra aqueles que fizeram este pais, e esta cidade, é tarefa urgente neste início de milênio, e nossa ação começa por admitir, fortalecer e dar visibilidade a cultura de nossa região.
Estamos situados na zona norte da cidade
O samba, o choro, a cultura nordestina, e mais recentemente o funk,o reggae etc foram e continuam sendo os grandes pilares de sustentação do imaginário destas localidades.
Neste sentido entendemos que uma das questões chaves a serem trabalhadas num espaço cultural publico como deve ser a lona cultural é a cultura do povo, como: o choro, o samba, as danças e artes dramáticas, a artes nordestinas, e o cancioneiro popular em geral que com suas diversas matizes construíram os pilares de nossa identidade.
Outro aspecto que nos identificamos como chave é a questão ambiental. Estamos situados em uma região periférica densamente povoada que é o mais baixos IDH da cidade. A ocupação desordenada do espaço urbano , a falta de investimentos na região da grande Pavuna ,o assoreamento dos rios, a falta e áreas verdes , aliados a pressão social violenta provocou uma enorme devastação ,com destruição de nossas áreas verdes o que provocou graves mudanças climáticas na região, por conseguinte, tornou a qualidade de vida muito ruim principalmente para a população de baixa renda. Sendo assim outra questão básica também a ser trabalhada e a ambiental.
Entendemos que o conjunto de fatos somados a carência de espaços culturais voltados para o desenvolvimento da região, torna nossa proposta lona cultural uma questão fundamental para a região e de vital importância para a cidade do Rio de Janeiro.

Identificada às questões chave, diversas ações culturais poderão ser implementadas dentro dos programas estabelecidos pela equipe e pela comunidade tendo A LONA CULTURAL como um ponto de referencia.
As ações no âmbito dos espaços cultural lona por exemplo, devem estar associadas às finalidades dos programas e ações definidos pelo projeto num ambiente mais amplo, mas também deve estar adaptado à realidade local no sentido de otimizá-la. O desejo de transformação deve estar latente nas ações no sentido de trazê-la para a realidade atual e caminhar em direção ao futuro, construindo mudanças na comunidade.
Há, como se pode supor, uma diferença técnica entre ações culturais restritas ao universo comunitário, outras ações voltadas para o espaço macro e ações técnicas profissionalizantes, todas as ações, devem estar norteadas pelos programas estabelecidos pelo grupo gestor , que deve fundamentalmente atender as demandas apontadas pela comunidade.
No caso específico do nosso exemplo, diversas questões e signos sugeridos pela cultura do povo e também pela questão ambiental, possibilitarão a assimilação pela comunidade como um todo de nossa proposta.
Fora da comunidade, aqui compreendida como sendo também espaço do nosso usuário, as ações assumem um outro caráter técnico. Formas determinadas de difusão culturais mais abrangentes podem ser utilizadas,como: parcerias institucionais, porém sempre associada ao mesmo sentido estratégico geral do projeto o do direito a cidade.

Nenhum comentário: