segunda-feira, 9 de março de 2009

LONA 2.0,JOVELINA PEROLA NEGRA

O prefeito Eduardo Paes esteve na praça Enio na pavuna no dia internacional da mulher acompanhado da senhora secretária de cultura Jandira Feghali para anunciar Lona Cultural Jovelina Perola Negra para a região.
Resultado do trabalho do grupo cultural Na Pavuna, formado por artistas locais, professores e pessoas ligadas a cultura da cidade e também com apoio diverso outros setores do movimento social da rda Pavuna , acarai, Costa Barros atingindo tambem ao municipio proximo como São João de Meriti.
O momento foi carregado de um simbolismo importante , um por ser no dia internacional da mulher e outra porque a lona carregará o nome de Jovelina Perola Negra , que foi uma mulher vencedora , uma guerreira que superou a exclusão absoluta e transformou sua realidade servindo como exemplo para melhoria da autoestima da população da região .
A nova geração de lonas apelidada de 2.0 vão ser diferentes das antigas, atendendo aos anseios do movimento cultural, que sempre pregou uma estrutura melhor mais segura e realmente preparada para receber trabalhos culturais com profissionalismo,alem de apontar no para o futuro, interagindo com educação , saúde, meioambiente, memória etc. Paes e a secretária de Cultura, Jandira Feghali, foram até a abandonada Praça Enio, local que costumam se reunir viciados e também servir como local de desova de cadáveres na Pavuna, Zona Norte, e mostraram o projeto da nova unidade que será instalada no local. – O conceito cultural será ampliado, pois hoje todos nós da cultura entendemos ,que a lona deve ser muito mais que uma casa de shows.
A nova Lona Cultural 2.0 é um projeto do arquiteto e subsecretário de Cultura, Washington Fajardo, um projeto ecologicamente correto com telhado verde, varias interfaces permitindo multiplos usos do prédio com ações culturais integradas, que devem se espalhar pela comunidade provocando mudança reias na região.
A obra vai ter três mil metros quadrados de área construída e poderá recepcionar 400 pessoas sentadas e mais 300 em pé. – No teto, haverá um gramado com uma espécie de mini-planetário o que abrirá caminho para projetos com a comunidade voltados para observação do céu e seu desdobramentos culturais , educacionais bem como os de lazer. o prédio o será todo acessível . Na parte externa, teremos uma estrutura de cinema pronta para serem trabalhadas mostras de cinema videos etc.
Seguindo as melhorias proposta pela nova politica cultural da SMC, a unidades da Pavuna vai ter sistemas de climatização e isolamento acústico, além de palco profissional. A prefeitura planeja entregar a unidade até o fim do ano e começar o processo de licitação em 20 dias. –A Lona Cultural receberá o nome de Jovelina Pérola Negra e será acoplada ao projeto Escola do Futuro a ser lançado no próximo dia 13. O plano é fornecer uma educação integral aos alunos da rede municipal com trabalhos das secretarias de Educação, de Lazer e de Cultura. O novo prédio deve servir a 10 escolas da redondeza.
Grupo cultural na Pavuna
lonacultural@gmail.com

5 comentários:

Unknown disse...

DOM WALLENDA
magicoventriloquo
show classe A p/eventos em geral

Pergunta: gostaria de saber o endereço da lona cultural e como faço p/ levar shows circenses a ela

meu tel. contato é:27571100 / 87673781

Unknown disse...

Amei o projeto. Quando será a vez da Lona Cultural no Engenho da Rainha?
estou aguardando ...
beijos de luz

Mariza Gamma disse...

estou muito feliz em saber que teremos uma lona cultural aqui no nosso bairro, não devemos desistir nunca, poucos acreditavam nesse projeto, mas está aí!
e teremos muito mais!!!

Erick Vicente disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Erick Vicente disse...

Gostaria de saber como posso fazer parte do grupo cultural e contatos da Pavuna, e se é preciso de algo para isso?

contato: 86808808